É de extrema importância que o advogado a cuidar do inventário seja especialista na área, pois inventários se não analisados e acompanhados por alguém experiente na área podem muitas vezes durar dez, quinze, vinte anos.
O inventário é um procedimento diferente de outros processos comuns que somente tem autor e réu. Entretanto, possui várias partes e consequentemente vários advogados e se o advogado não for especialista ele não conseguirá, com conhecimento limitado, provocar o juizo da maneira certa, peticionar corretamente para o saneamento desse processo. De forma que, seja juntada toda a documentação necessária para que ele termine de forma mais célere (ágil).
Outro fator importante é a questão tributária. O advogado especialista irá analisar, desde, a declaração do imóvel no valor correto (o valor venal), como ainda, toda a parte de pagamento de impostos, podendo ser em outro estado aonde é mais barato. Assim, economizando muitas vezes de forma significativa.
Outro aspecto pertinente a ser considerado é a apresentação das primeiras declarações. Aonde é nomeado um inventariante que após a assinatura do termo contará com 20 dias úteis para apresentar as primeiras declarações, isto é, toda a lista de documentos, certidões e dados necessários para que o inventário seja realizado. Se isso não for feito e acompanhado por alguém com conhecimentos profundos sobre toda a legislação que se refere ao inventário, o inventariante pode inclusive vir a ser penalizado, e nos casos mais extremos pode vir a até perder o que a princípio também lhe era de direito, como algum bem que não tenha sido indicado.
Portanto, conclui-se que a escolha de um advogado especialista é decisiva para que o inventário seja movimentado em conformidade com a legislação. Assim, o cliente possa gastar o mínimo possível e com, significativamente, menos risco de no futuro ter problemas e questionamentos judiciais.
ESSE MATERIAL TE AJUDOU?
Considere ler também o pode te fazer perder dinheiro no inventário e nem o seu advogado sabe.
6 dicas com o que você realmente precisa saber no inventário para não ser prejudicado e perder dinheiro.